sexta-feira, 25 de junho de 2010

SESSÃO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA

Em articulação com os professores da Área de Projecto, Lourdes Silva e Eduardo Correia, a professora bibliotecária, Emília Oliveira participou no trabalho colectivo da Turma do 5ºA sobre a temática da República.
Assim, numa primeira sessão os alunos foram convidados a pesquisar o tema, utilizando, para isso, os documentos existentes na BE/CRE. Facilmente se aperceberam que a Biblioteca praticamente não possuía documentos sobre esse assunto, nem em suporte livro nem em suporte digital (escassos e desadequados os livros, totalmente inexistentes os DVD´s/CD´s). Para colmatar essa ausência, a professora bibliotecária disponibilizou aos alunos, para consulta, os seus próprios livros. Lamenta-se que no ano do centenário da República, os recursos sejam tão pobres na Biblioteca da Escola!
Na semana seguinte, a professora Emília Oliveira fez uma comunicação à referida Turma, na BE/CRE, com o objectivo de contextualizar historicamente o aparecimento do republicanismo e da república em Portugal.
Este facto, contribuiu para que os alunos se apetrechassem dos conhecimentos básicos, e deste modo, pudessem trabalhar o tema. Utilizou, para isso, o recurso à Net (projecção de vídeos e outros documentos) para poder “integrar” os alunos na época e tornar mais aliciante a comunicação. Os alunos, organizados em grupo, trabalharam a república, segundo diferentes pontos de vista, tendo daqui resultado diferentes trabalhos apresentados em forma de folheto desdobrável .

Sem comentários: