sábado, 26 de junho de 2010

Semana Cultural

A participação da BE/CRE na Semana Cultural (14 a 18 de Junho) fez-se, lembrando José Afonso, no ano em que completaria 80 anos. A BE/CRE associou-se, às múltiplas sessões de homenagem que por todo o país e no estrangeiro têm vindo a acontecer, sob a designação de 80 ANOS DE ZECA.

Foi inaugurada a Exposição, “ Poeta, andarilho e cantor “sobre a vida e obra deste proeminente compositor e intérprete.
A exposição esteve patente na Biblioteca, de 14 a 18 de Junho acompanhando a Semana Cultural. A exposição foi proveniente da Associação José Afonso, sediada em Setúbal. É a pequena exposição das várias que a AJA (Associação José Afonso) disponibiliza para as escolas e outras associações.
A opção pela mais pequena deveu-se, ao facto, do espaço da Biblioteca ter sido partilhado, durante a Semana Cultural, com a Feira do Livro, organizada pelo Departamento de Línguas, à qual a Biblioteca/Centro de Recursos acolheu com agrado, pois este ano optou pela sua não realização.

A audição da música de José Afonso esteve presente, de forma ininterrupta, na Biblioteca, acompanhando a Exposição, assim como, a projecção de filmes/documentários sobre o homenageado.

Foram organizadas visitas à Exposição e à Feira do Livro, não só com as turmas da EB2,3, mas também com os meninos do Pré-Escolar e 1º Ciclo das várias escolas do Agrupamento.
Refiro como um momento relevante nas minhas vivências pessoais, o encontro que fui tendo durante esta semana com os mais pequenos.
Reconheço que à partida, não colocava a possibilidade de falar de José Afonso para meninos deste nível etário. Mas foi surpreendente e comovedor a revelação… olhos vivos, atentos e eu… a falar-lhes do homem generoso, solidário e íntegro… e os jovens ouvintes a acompanharem a minha caracterização do Zeca … tendo rematado de forma brilhante, ” AMIGO!”.
Estava maravilhada. E prossegui, dizendo-lhes que, onde quer que estivesse José Afonso e apontei vagamente para o alto, um deles, muito rápido “está lá em cima numa estrelinha”, “no céu”, diz outro. Pretendia, falar-lhes, não apenas, do músico e cantor, mas também do homem, do homem bom, que tão dedicado era às crianças. E logo, outro menino, misto de inocência e lucidez, acrescenta “Homem exemplar”. A lição estava dada.

Planificámos organizar um concerto com as músicas de José Afonso, a realizar no encerramento da Semana Cultural. Os intérpretes escolhidos foram os “Couple Coffee”. Este grupo iria recriar, a partir do álbum de José Afonso,”Com as minhas tamanquinhas”, muitas das canções do cantor.Do seu trabalho de recriação surgiu o álbum, “ Com as tamanquinhas do Zeca”. Estas seriam as canções a apresentar no concerto de encerramento. No entanto, não houve concerto. Por impossibilidade dos intérpretes.

Estiveram também, em exposição diversos trabalhos de alunos. Destacamos os seguintes:

· Exposição de Trabalhos de Poesia propostos pela Biblioteca
No âmbito da Comemoração do DIA MUNDIAL DA POESIA, propusemos aos Professores de Língua Portuguesa, Educadores e Professores do 1º Ciclo, que dinamizassem junto dos seus alunos, a produção de poemas, partindo do verso de Eugénio de Andrade “DIZ HOMEM, DIZ CRIANÇA, DIZ ESTRELA”(…)
Os trabalhos expostos (até 18 de Maio) foram a resposta à nossa proposta.

· Exposição de trabalhos de Educação Visual.
Também os alunos das turmas do 7º Ano foram convidados a produzir, no âmbito da disciplina de Educação Visual, trabalhos de Banda Desenhada e outros, subordinados ao tema,” Formas Orgânicas, Aplicação da cor (Qualidade térmica) “
Os alunos do 8ºB, realizaram para a mesma disciplina, diversos trabalhos em torno do tema, “Módulo/Padrão”.
De todos os trabalhos realizados, apenas foram expostos aqueles que manifestamente se distinguiram pela qualidade. A exposição pública traduz-se em reconhecimento do mérito e em estímulo para todos os outros. A selecção foi feita pelas respectivas professoras, Raquel Pereira e Margarida Silva.

Dramatização do conto “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”.
A representação do conto de Jorge Amado não decorreu na Biblioteca, dado esta se encontrar ocupada com a Feira do Livro e com a Exposição.
O conto teve a concepção cénica e a interpretação da educadora Liliana Abreu.
Visto e aplaudido pelos alunos mais novos foi, sem dúvida, a actividade mais efusivamente vivida de todas quantas existiram disponíveis durante a Semana Cultural.
A enorme adesão que tem os seus espectáculos justifica-se, em grande medida, por serem plenos de criatividade e expressividade e valorizarem a expressão sensível do ser, acontecendo, deste modo, desempenhos performativos de grande qualidade.

Sem comentários: