sexta-feira, 25 de junho de 2010

COMEMORAÇÃO DO 25 DE ABRIL


A BE/CRE recebeu no dia 21 de Abril a presença de um dos Oficiais participantes (movimento dos Capitães de Abril) no Levantamento Militar do 25 de Abril, Marques Júnior.
A sessão foi precedida da leitura do conto, “Rosas Vermelhas” de Manuel Alegre, lido pelas professoras, Emília Oliveira e Dina Miranda.
O conto leva-nos às problemáticas do Portugal da ditadura. A liberdade de expressão, a censura, a polícia política, a prisão por motivos políticos… Esta opção justificou-se, plenamente, dado permitir uma expressiva contextualização da temática que o nosso convidado viria a desenvolver.

Marques Júnior foi convidado a dar o seu testemunho pessoal na organização e participação do 25 de Abril. Assim aconteceu. Com uma forte capacidade de comunicação, conseguiu cativar e prender fortemente os alunos, incluindo os que habitualmente se manifestam distantes destes foruns. Não só estiveram atentos, como inclusive, participaram activa e positivamente na sessão, com perguntas pertinentes denunciando uma inequívoca vontade de saber como tudo aconteceu. Refiro-me à turma do CEF.
A sessão para além do carácter informativo e estritamente didáctico manifestou-se fortemente formativa, no sentido em que Marques Júnior explorou a questão dos valores, nomeadamente aqueles que determinam as sociedades democráticas. O paralelismo que estabeleceu entre o antes e o após 25 de Abril foi muito esclarecedor e permitiu aos alunos compreender a importância do Movimento de Abril nas alterações político-sociais daí resultantes.

Sem comentários: