sexta-feira, 25 de junho de 2010

Encontro com … JOSÉ FANHA


A Biblioteca/Centro de Recursos da EB1/JI de Outeiro da Cabeça convidou o escritor e dezedor, José Fanha, para estar presente, numa actividade de Promoção da Leitura. Muito embora, este novo espaço educativo, tivesse já sido oficialmente inaugurado, esta actividade pôde simbolicamente representar a abertura /inauguração da Biblioteca, ainda que a sua efectiva abertura tivesse ocorrido no 2º Período.
O encontro com José Fanha deu-se a 14 de Maio, num ambiente de festa. Isto porque foram convidados muitos meninos de outros estabelecimentos de ensino do Agrupamento para estarem presentes. A Escola/Biblioteca anfitriã acolheu os alunos do 1º Ciclo do Maxial e Aldeia Grande, assim como os meninos do Pré-Escolar desses mesmos lugares.
A sessão contou, ainda, com representação do Município de Torres Vedras, Vereadora da Educação e dois elementos da equipa da Biblioteca Municipal (Bibliotecária e Técnica Superior). Também esteve presente a Direcção do Agrupamento ( Director e Adjunta).
Antes, ainda, do início da sessão, os alunos e respectivos professores / educadores foram convidados a conhecer as instalações do novo Estabelecimento de Ensino, incluindo, naturalmente, a Biblioteca.
Seguidamente, os alunos foram distribuídos pelo espaço da Biblioteca e o nosso convidado, após ser apresentado pela professora bibliotecária, Emília Oliveira foi surpreendido com a dramatização de um dos seus contos, O dia em que o mar desapareceu, interpretado pela educadora Liliana Abreu.
Depois, depois foram as histórias, as inúmeras histórias, ditas pelo contador - mor, José Fanha. Pessoais umas, ficcionadas outras. Mas todas elas, didácticas e muito, muito divertidas.
O escritor fez questão de iniciar a sua actividade com uma comunicação para o colectivo dos alunos e só depois se dedicar a grupos diferenciados.
Se as histórias eram direccionadas para o jovem público, verificou-se uma estranha magia, pois, tanto pequenos como graúdos manifestaram claramente, o ensejo que a sessão não terminasse…

Sem comentários: