sexta-feira, 25 de junho de 2010

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA POESIA (21 de Março)



Anunciada para dia 22 de Março, a comemoração do Dia Mundial da Poesia foi transferida para o início do 3º Período, a pedido dos professores de Língua Portuguesa.
Assim, no dia 15 de Abril organizei duas sessões de poesia, de manhã para o 3º ciclo e de tarde para o 2º ciclo. Ainda, uma outra, no dia seguinte para o 3º ciclo.
Esta actividade teve como finalidade iniciar os alunos no universo poético, informá-los da importância dos cantores e dos dezedores na divulgação da poesia e de quanto esta foi enriquecida com a leitura em voz alta.

A sessão foi iniciada com a audição de Amália ,“Com que voz”. Quantos alunos saberiam que este fado, porventura, ouvido abundantemente pelos seus avós…tem como letra, um poema de Luís de Camões! Amália ao introduzir no fado textos de autores consagrados, deu um contributo assinalável no conhecimento da cultura portuguesa.
Quantos conheceriam os poemas de A. Gedeão se Manuel Freire os não tivesse musicado e cantado…outro tanto, relativamente aos poemas de Sofia divulgados por F. Fanhais… tal como a importância dos dezedores, Mário Viegas, entre tantos outros.
Concebida e dinamizada pela professora bibliotecária esta sessão de poesia utilizou os meios audiovisuais, tendo esta percorrido a poesia portuguesa desde a sua génese à actualidade, a partir de uma selecção pessoal. Do rei árabe Almutamid, ao rei cristão, D. Dinis (o rei-poeta que a História, recorda, apenas, por rei-lavrador!) foram muitos os poemas e os poetas que lidos e/ou cantados chegaram em primeira mão ao público presente.
E houve, ainda, aqueles que ao vivo deram voz aos poetas. A funcionária Marisa Pereira e o professor Eduardo Correia disseram em parceria o poema, “Cântico Negro” de José Régio. Muito bem, Marisa e Eduardo!


Sem comentários: