sexta-feira, 26 de março de 2010

“Do conto à marioneta…da marioneta ao conto…”

A Educadora Liliana Abreu desenvolveu a actividade “Do conto à marioneta…da marioneta ao conto…”, para todos os alunos do Agrupamento, particularmente o Pré-Escolar e 1ºciclo.
Esta actividade inicia-se com a dramatização do conto, “Rainha das cores” da autora alemã Jutta Bauer.
Seguidamente, os alunos são convidados a participar no ateliê de construção de marionetas feitas à semelhança das existentes na peça. Estas foram construídas com materiais de baixo custo (cartolinas, botões, fios, panos, etc.), sendo o objectivo a criação de uma marioneta/personagem. Esta seria decorada, a partir da imaginação e das fantasias de cada um. E assim, surgiram, princesas, dráculas, rainhas, uma velha, um cão, etc.
A Educadora Liliana apresentou esta actividade na BE/CRE integrada na Semana da Leitura e ao longo do mês de Março, em muitas das escolas do Agrupamento.
Este trabalho manifestou-se altamente positivo porque estimulou nos alunos a criatividade. Apresentando-se a marioneta como mediadora da expressão artística, esta é potenciadora da capacidade de comunicação e oralidade do indivíduo, permitindo que novos cidadãos mais humanizados se desenvolvam.

Click to play this Smilebox collage: Do conto... à marioneta
Create your own collage - Powered by Smilebox
Create a free collage


Click to play this Smilebox slideshow: ...à marioneta
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Make your own free photo slideshow

Sem comentários: