terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

“Os Franceses em Torres Vedras”

A sessão, “Os Franceses em Torres Vedras”, foi uma actividade dinamizada pelo Dr. Moedas Duarte, Presidente da Associação do Património de Torres Vedras e professor de História e pelo Dr. Luís Filipe Rodrigues, autor do livro “Escrito à mão 200 anos depois”, livro encomendado pelo Município de Torres Vedras, no âmbito das comemorações do bicentenário das Linhas de Torres.
Esta sessão teve por objectivo apoiar as actividades curriculares da disciplina de História (alunos do 3º ciclo) e contribuir para o destaque do acontecimento assinalado, no sentido em que o acto de comemorar ajuda à preservação da memória.
A comunicação do Dr. Moedas apresentou, numa linguagem clara e acessível aos alunos, os factos políticos, militares e emocionais das invasões francesas. Usando abundantemente da Micro – História, fácil lhe foi cativar a atenção dos presentes. Para além disso, fez-se acompanhar de uma apresentação em power-point, o que permitiu uma sistematização do discurso facilitando em muito o acompanhamento por parte dos alunos.
Intercalando com a exposição estritamente histórica, o Dr. Luís Filipe Rodrigues leu excertos do seu livro, “Escrito à mão 200 anos depois”, que aborda numa linguagem poética a mesma temática das invasões.


Sem comentários: