quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

DARWIN

Completam-se no próximo dia doze de Fevereiro duzentos anos sobre o nascimento de Darwin. O seu contributo para o estudo da evolução das espécies foi na altura muito controverso, mas nos dias de hoje é aceite pela comunidade científica.
Podes consultar a biografia deste naturalista britânico no seguinte site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Darwin
Para expor a sua teoria, consequência da sua longa viagem de cinco anos a bordo do navio Beagle, que o levou a dar uma volta ao Mundo, tendo feito escala nas ilhas Galápagos, Darwin escreveu uma obra, há cento e cinquenta anos, que teve uma grande repercussão na época. Chama-se: "Sobre a origem das espécies através da selecção natural ou a preservação de raças favorecidas na luta pela vida". Esta obra é também conhecida com um título mais breve: "A Origem das Espécies". Podes consultar o seguinte site, para a conheceres.
Têm sido publicados alguns livros de divulgação sobre a teoria da evolução, que podes encontrar em qualquer livraria, por exemplo: "A Origem das Espécies de Charles Darwin", editada pela Gradiva.
Entretanto, para comemorar estes dois acontecimentos (o nascimento de Darwin e a publicação da obra de Darwin) a Fundação Gulbenkian está a preparar uma exposição, com o título "A evolução de Darwin", que estará patente entre os dias 12 de Fevereiro e 24 de Maio deste ano, com visitas guiadas. Ainda podes assistir a um conjunto de conferências subordinada ao tema: "Darwin no caminho da evolução". Decorreu também um concurso intitulado: "Darwin regressa às Galápagos" destinados a alunos do 3º ciclo e do Secundário.
Agora põe mãos à obra e procura conhecer mais profundamente este cientista do século XIX!

Sem comentários: